Skip to content

Data Warehousing e o Alinhamento Estratégico

Dezembro 25, 2011

O que é um Data Warehouse?

Um Data Warehouse(DW) é uma Base de Dados que permite armazenar dados históricos, utilizados para realizar análises e tomadas de decisão baseadas em questões colocadas tipicamente pelos gestores.
Os dados são carregados para os DW obedecendo a um determinado periodo(diariamente, mensalmente,trimestralmente,anualmente, etc), depois dos dados serem carregados é possivel construir relatórios solicitados pelos gestores, para que estes possam tomar as decisões que considerem mais adequadas baseando-se em factos concretos e não em meras intuições que poderiam comprometer a posição da empresa no mercado.

Alinhamento Estratégico

As empresas criam DW’s de forma a criarem vantagens competitivas, captarem novos mercados/clientes e fornecerem o melhor serviço ao cliente.
As razões que podem influenciar a forma como um DW é alinhado com os objectivos estratégicos são:

  • Responsabilidades comuns entre o DW e os Gestores
  • Alinhamento entre o DW e os Gestores
  • Satisfação dos utilizadores do DW
  • Flexibilidade na estrutura do DW

Responsabilidades comuns entre o DW e os Gestores
O envolvimento entre os Gestores e os profissionais de IT na formulação da estratégia é critica para o sucesso da implementação de um DW. Os profissionais de IT precisam de possuir bons conhecimentos sobre como as novas tecnologias podem ser integradas no negócio e quais os seus pontos fortes e pontos fracos para assim poderem mais facilmente despistarem o que é possivel concretizar do que não é.

Alinhamento entre o DW e os Gestores
A estratégia dos DW’s é influenciada pela estratégia empresarial da organização e influenciam a estratégia empresarial com base no que retornam.
Alinhar o DW ao planos de negócio permitem criar sinergias e acrescentar valor ao negócio, porem para essas sinergias acontecerem os gestores de negócio e os profissionais de IT têm que apresentar uma atitude activa. Eles têm que identificar e coordenar oportunidades para integrar o DW com o negócio.

Satisfação dos utilizadores do DW
Os principais clientes dos DW’s são os gestores, e para estes é fundamental que o DW responda de uma forma precisa, consolidada e em tempo útil.
O nivel de satisfação dos utilizadores de um DW depende da experiencia que estes possuem na utilização do mesmo. Os utilizadores finais devem acompanhar todas as fases do processo de desenvolvimento do DW.

Flexibilidade:
Os gestores deparam-se frequentemente com pressões competitivas e situações em que a mudança é uma constante, fruto da globalização e da convergência das industrias e tecnologias.
O modelo e a arquitectura do DW devem ser flexiveis de forma a garantir para que seja possivel ajustar as mudanças de requisitos, para isso é necessário que a tecnologia envolvida no DW seja compativel com a tecnologia existente em toda a organização nomeadamente nos sistemas operacionais, é igualmente necessário garantir que o DW dá resposta às situações de mudança de requisitos funcionais ao longo do tempo.

Referências

Neera Bhansali – “STRATEGIC DATA WAREHOUSING –  Achieving Alignment with Business”

From → Uncategorized

Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: