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Balanced Scorecard – Vantagens e Desvantagens

Dezembro 13, 2011
No âmbito de uma das minhas áreas de interesse actualmente, vou agora publicar um artigo sobre Balanced Scorecard e algumas das suas caracteristicas,
  • Introdução
  • Vantagens
  • Desvantagens
  • Referências

Introdução

Balanced Scorecard(BSC) é uma metodologia de medição de indicadores e gestão de desempenho criada por Robert Kaplan juntamente com David Norton ambos Professores da Harvard Business School.
Para Kaplan e Norton o BSC surge para responder a um problema global da grande maioria das organizações que limitavam-se a medir indicadores financeiros, porém esta abordagem apresentava duas grandes desvantagens sendo a primeira, a valorização exclusiva da performance de curto prazo em detrimento da performance de médio/longo prazo e a segunda desvantagem está relacionada com o facto de os indicadores financeiros serem grande parte das vezes indicadores de médio/longo prazo o que não permitia que a gestão de curto prazo pudesse suportasse nesses mesmos indicadores no dia-a-dia.

Actualmente o BSC standard possui 4 perspectivas(poderá ter mais dependendo do negócio em contexto), Financeira, Clientes, Processos Internos e Aprendizagem, e segundo este modelo é possivel “balancear” as perspectivas externas Financeira e Clientes com as perspectivas internas Processos Internos e Aprendizagem, os indicadores de curto prazo com os indicadores de médio/longo prazo, e os indicadores de acção com os indicadores de resultado.

Para perceberem melhor o conceito e quais as razões que levaram Kaplan e Norton a criar esta metodologia, aqui partilho 2 videos:

Vantagens

  • Estabeler equilibrio entre medidas financeiras e não financeiras através do alinhamento estratégico
  • Promove uma mudança cultural por envolver todas as pessoas da organização
  • Permite obter uma visão a longo prazo
  • Cria sinergias dentro da organização

Desvantagens

  • Metricas mal definidas- Um sistema com métricas inconsistente ou imprecisas está vulnerável às criticas daqueles que se querem desrenposabilizar dos resultados.
  • Sistema de recolha de informação e “reporting” pouco eficiente – As empresas devem priotizar os indicadores de desempenho que querem desenvolver e atribuir fundos para a sua implementação de acordo com as prioridades.
  • Falta de um sistema de revisão periódica – Scorecards para serem eficazes devem ser revistos com uma frequência adequada.
  • Ausência de um sistema de melhoría contínua – Usar um sistema comprovado de melhoria contínua de processos em conjunto com  metodologias de resolução de problemas.
  • Demasiado virado para dentro da empresa – Considere começar a focar a envolvente exterior e reflectir sobre as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio.

Referências

Kaplan & Norton (1996). The Balanced ScoreCard: Translating Strategy In Action.

http://www.ap-institute.com/Balanced%20scorecard%20part%203%20the%20benefits.html

http://www.bpminstitute.org/articles/article/article/problems-implementing-a-balanced-scorecard.html

 

 

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